POÉTICA UCRANIANA

Este Web site é a mais completa biblioteca da poesia ucraniana na Internet. Contêm mais de 15.000 páginas da poesia e das canções ucranianas (aproximadamente 30 Mb). Inclui os trabalhos de poetas ucranianos clássicos, tais como Taras Shevchenko, Ivan Franko, Pavlo Tychyna, Volodymyr Sosiura, bem como, os de poetas modernos: Lina Kostenko, Mykola Vinhranovsky, Pavlo Hirnyk, Yuri Andrukhovych. A maioria das poesias modernas está inserida com a devida aprovação dos detentores dos respectivos direitos autorais. Nós procuramos conseguir a comprovação dos direitos autorais (copyright) de 100% das obras literárias indexadas.

Nossa página tem por finalidade desenvolver a língua ucraniana e preservar o nosso grande patrimônio literário pelos modernos meios de comunicação principalmente através da WEB. Nós acreditamos que uma língua é mais bem expressada por sua forma poética. Por isso, sentimos que a publicação da poesia ucraniana na internet gerará um grande estímulo ao futuro desenvolvimento do próprio idioma.

Onde posso encontrar poemas ucranianos traduzidos para outras línguas?

 Nós não monitoramos este tipo de índices na internet numa base regular, mas apontamos aqui alguns títulos, que podem ajudar:

Poemas selecionados de Taras Shevchenko (inglês)
Poemas de Ivan Franko (inglês)
Poesia ucraniana em inglês, em português, em alemão, em francês, em russo e em outras línguas

Historia resumida da Ucrânia (inglês)

Eu não falo ucraniano, mas quero dedicar um poema de amor ao meu namorado (ou à namorada). Qual vocês recomendariam?

Seria inoportuno de nossa parte recomendar algum poema em tal contexto. Entretanto, se você insistir, também poderá usar um dos sonetos de Shakespeare, escolhendo-o através do índice alfabético em inglês. Você também poderá escolher um poema maravilhoso composto por Hryhory Chubai (cuja tradução básica encontra-se aqui). Todavia, se nenhuma das soluções ora oferecidas for adequada, você terá que aprender a própria língua.

Se você tiver quaisquer comentários, sugestões ou propostas a fazer, contate-nos, por favor, em: .

Roman Kosarenko
Yuri Machukha
Petro Hryniuk